VEJA NOTÍCIAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS
Slider

Sua empresa já sofreu um ataque cibernético?


Esse tipo de situação envolve um transtorno imenso e uma insegurança generalizada em relação as informações que as empresas possuem em seu banco de dados e consequentemente em sua responsabilidade. Cada vez mais casos de sequestro de dados, invasão e espionagem vem aparecendo no dia a dia dos noticiários, mostrando que, cada vez mais, estabelecer pilares que garantam a segurança da informação são indispensáveis.

Não existe formato melhor de trabalho do que a prevenção, montar uma estrutura preocupada com pilares de segurança e formato de atendimento que sejam ideais para o seu negócio, só assim conseguimos minimizar os riscos e proteger contra situações como a que muitas empresas vivem atualmente.

 

Confira nesse artigo alguns pilares de boas práticas e sugestões:

Quais seriam os principais pilares de segurança? 

 

  • Segurança de rede

A primeira linha de defesa de uma rede, é o firewall, onde o tipo UTM é o ideal para redes de pequeno e médio porte que buscam estabilidade e performance, o que inclui funções primordiais para a segurança de uma rede, como: filtro de navegação, load balance, antivírus, antispyware, detecção e prevenção de invasões (normalmente conhecidos como IDS e IPS) e o suporte a VPN (redes privadas virtuais).

 

  • Segurança de E-mails

O e-mail ainda é um meio extremamente importante de difusão de ameaças digitais. Por isso, sua proteção jamais deve ser negligenciada. Uma das principais formas de ataque pelo correio eletrônico é o phishing: mensagens de sites falsos que tentam roubar dados dos usuários. Além disso, arquivos infectados podem ser compartilhados em anexos ou por meio de links. Vale ressaltar que o Brasil é o país que mais sofre com fraude de dados através de emails, desta forma é essencial um AntiSpam eficiente.

 

  • Segurança de Endpoint

Uma varredura no sistema pode alertar sobre a presença de arquivos pesados, com extensões incomuns ou desconhecidas. Esses documentos podem ter sido criados por invasores, que armazenam dados roubados da rede dessa forma para, mais tarde, poderem extraí-los sem que sejam notados. Nesse caso, o uso de endpoint nos dispositivos, é de extrema importância para encontrar e analisar tais ocorrências. Outro ponto forte é o controle de periféricos que lhe traz uma maior segurança com o controle que pode evitar tanto uma invasão, quanto uma perda de dados.

 

  • Recuperação

O backup é um procedimento básico de segurança para qualquer instituição, devendo ser realizado com todos os arquivos importantes. O ideal é que esse procedimento seja automatizado e repetido diário, semanal ou mensalmente, de acordo com o volume de dados e as necessidades da empresa. Na era da informação e com a nova lei da LGPD, manter a segurança dos dispositivos responsáveis pelo processamento e pelo armazenamento dos dados é indispensável para manter a reputação e a saúde financeira de qualquer organização.

 

  • Monitoramento

O Monitoramento da rede tem como base a verificação do funcionamento de cada serviço e equipamento disponível. Para isso é necessário utilizar ferramentas que verificam o funcionamento adequado dos equipamentos e serviços, enviando relatórios e alertas aos administradores, prevenindo falhas, e fazendo com que sejam corrigidas antes que sejam notadas pelo usuário.

 

  • Conexão e Performance

 

As redes estão se tornando cada vez mais complexas, usando várias tecnologias, adicionando novas mídias e crescendo cada vez mais. Com a exigência cada vez maior em proporcionar produtividade e agilidade, uma rede deve ser bem estrutura, com alta disponibilidade e conectividade

em todos os tipos de dispositivos, sendo eles fixos ou móveis. É de essencial importância que o negócio da empresa não seja prejudicado por indisponibilidades, pacotes perdidos, delay ou Jitter.

 

  • Gestão de Pessoas

O trabalho de segurança da informação não fica dependente apenas de soluções e tecnologias, passa principalmente pelo controle e gestão de pessoas envolvendo RH e Jurídico da empresa comprometidos a expor as regras e montar processos e documentos que façam sentido com as normas da empresa.

 

#Quais são as soluções em segurança que podemos iniciar em modelo outsourcing: 

Abrir o Chat
Podemos Ajudar?
Olá,
Para mais informações entre em contato conosco pelo nosso Whatsapp.