Pontos para analisar antes de contratar um Link de Internet

No início de Fevereiro, foi comemorado o Dia da Internet Segura e a CTI preparou um conteúdo sobre A jornada em busca da Internet Segura no meio corporativo, agora, estamos criando uma série de artigos autorais, produzidos pela nossa equipe, com curiosidades, novidades e dúvidas sobre o tema ”Internet Segura”.

Hoje, você irá acompanhar o primeiro artigo desta série: Pontos que a sua empresa precisa analisar antes de contratar um Link de Internet. Vamos lá?

De alguns anos para cá, o número de provedores e a banda disponibilizada nos links explodiu. São muitas as opções, com banda bastante alta e em diversos formatos. Então, contratar um link de internet se tornou algo fácil? Basta escolher o mais barato? Não é bem assim, e nós vamos te explicar o motivo!

Se você não quer ter dor de cabeça com o Link que vai contratar, é necessário que pense em alguns fatores chave:

Banda dedicada resolve o problema?

Apesar de algumas ofertas chamarem atenção com muita banda e valor baixo, existe um perigo em confiar a Internet da sua empresa nesse tipo de serviço. Esses links costumam ter banda compartilhada e taxas de latência e jitter altos, o que influência diretamente nas aplicações que você irá trafegar através deles. A qualidade do serviço de internet não está ligada somente a ter a banda dedicada, este é apenas um dos fatores a serem analisados.

Tipos de conexão disponíveis

A escolha do melhor meio físico (rádio vs fibra óptica) depende do objetivo do link e a localidade de instalação, e por isso deve envolver um estudo de viabilidade personalizado. A decisão de como abordar o endereço da empresa deve ser tomada após um estudo de viabilidade local, onde é avaliado o endereço de forma detalhada entendendo pontos de vulnerabilidade que fazem total diferença para garantir a estabilidade do projeto. Caso aplicações de uso critico dependam desse link, considere trabalhar com dupla abordagem (rádio + fibra óptica) para garantir um SLA alto e minimizar risco de falta de conexão.

Quanto de banda é necessário?

Essa questão depende muito do que você trafegará no Link de Internet. Talvez uma empresa com poucos funcionários precise de mais banda caso utilizem vídeo conferência, Streaming, transferência de arquivos grandes ou tenha rotinas de Backup em nuvem. Já outras empresas com muitos funcionários e que utilizam a Internet para tráfego de e-mails, acesso a sistemas web e etc., e não precisam de tanta banda assim. Dessa forma, você não precisa pagar por mais banda do que é necessário.

Suporte Técnico e Disponibilidade

Problemas acontecem, mas não devem ser frequentes e nem cansativos de serem resolvidos. Se você não quer gastar horas resolvendo problemas no seu Link de Internet, deve considerar a qualidade do suporte técnico e qual o SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço (ANS)) de atendimento que ele entrega.

Levando em consideração esses pontos, você terá um Link de Internet profissional focado em estabilidade e atendimento especializado, que irá garantir que a sua empresa vá mais longe.

A CTI tem o Link de Internet das melhores empresas e está preparada para te atender e dimensionar o seu projeto com muita responsabilidade e qualidade. Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba mais sobre essa solução e qual o Link de Internet ideal para o seu negócio.

Abrir o Chat
Podemos Ajudar?
Olá,
Para mais informações entre em contato conosco pelo nosso Whatsapp.